PSICOMOTRICIDADE EDUCACIONAL


"A Psicomotricidade visa privilegiar a qualidade da relação

afetiva,a mediatização, a disponibilidade tônica, a segurança gravitacional e o controle postural, à noção do corpo,

sua lateralização e direcionalidade e a planificação práxica,

enquanto componentes essenciais e globais da

aprendizagem e do seu ato mental concomitante.

Nela o corpo e a motricidade."

Vitor da Fonseca


A Psicomotricidade é uma práxis que aborda o corpo do sujeito em relação, considerando a maneira em que se vivência e representa a corporeidade, enfoca as possibilidades do sujeito de se reconhecer em seu fazer, no gestual e expressão corporal e as maneiras de estabelecer contato com o entorno.


A Psicomotricidade Educacional é um espaço preventivo que envolve o corpo da criança em movimento, visando através da relação e do bricar intervir em questões relativas a constituição do sujeito, quanto ao seu desenvolvimento neuropsicomotor, linguagem e socialização.Tem como objetivo promover uma visão integrada acerca do sujeito - criança, através do asseguramento de um espaço para fazer, falar e vivenciar sobre o que se faz e como se faz.

O psicomotricista emprega na sua atuação uma concepção de movimento que ocorre em função das experiências vividas/imaginadas pela criança a partir de sua estrutura familiar, social e possibilidades de elaboração do sentido - vivido. Busca-se a interrelação do corpo e o movimento do sujeito com sua história de vida, desejos e imaginação.

Desta forma, o espaço psicomotor é uma ferramenta para acompanhar o desenvolvimento infantil,  favorecendo que a criança integre as representações do corpo e sentimento de si no laço social estabelecido: através do toque e acolhimento e também na construção de jogos e brincadeiras. Assim, a forma que o sujeito sinifica seu corpo (cuidados recebidos, notas de parzer e dor, autonomia possivel) irá influenciar como este significa e se relaciona com o mundo.
OBJETIVO DA PSICOMOTRICIDADE EDUCACIONAL


Acompanhar o Desenvolvimento Neuropsicomotor, possibilitando que a criança se aproprie do seu corpo (nomeação, possibilidades do Esquema Corporal e Projeto Motor), do aspecto temporal e espacial.