A PRÁTICA DA CONSCIÊNCIA CORPORAL

É uma atitude do próprio individuo em relação a si e ao ambiente, em constante interação e mudança. O corpo é a inscrição de nossos hábitos, desejos, assumindo posturas que expressam a forma que percebemos o entorno e como nos sentimos, em relação a nós mesmos e ao mundo. Assim, é tomado por pulsões continuas, emoções que se sucedem constantemente ou algumas que se instalam, bloqueando o movimento e a percepção.

Se estivermos conscientes das instabilidades da vida e a repercussão das mesmas na forma que sentimos nosso corpo e nos expressamos podemos evitar a instalação de desequilíbrios físicos, bem como significar o que escapa da nossa intenção, e é dado a ver pelos nossos movimentos, bloqueios, posturas, pelas sensações referentes ao toque, prazer, a dor...

As atitudes de direcionamento mental, autoconhecimento e motivação individual em relação ao próprio corpo (em relação a si mesmo), podem auxiliar o tratamento e prevenção de lesões, favorecendo o processo de ato-cura e regeneração, presente em todos.

Da mesma forma que o autoconhecimento é estimulo para o equilíbrio e manutenção de saúde, a ausência de consciência corporal favorece a instalação da doença. A pessoa sem consciência corporal não se conhece integralmente. Com o tempo, passa a se sentir insegura, necessitando de atitudes sociais para comprovação da individualidade, dissociando o querer do sentir.

O corpo sem consciência acumula tensões desnecessárias. Com a busca de si, o individuo passa a compreender suas causas, interagindo de forma mais criativa com o espaço e tempo circundante.

No comments: